22 março 2008

Porque Ler?

Ler é uma viagem. É um descobrimento de novas idéias. Quem lê, aprende sobretudo a viver melhor, a entender as coisas com maior clareza. A leitura, é imprescindível para nossa formação como cidadãos. É lastimável que o nosso imenso país não cultive o maravilhoso e enriquecedor ato da boa leitura.

Mas o que seria uma boa leitura?

Bem, é a leitura que se faz com atenção, assimilando cada página, degustando, por assim dizer, com o intuito de aprender algo. Existe a chamada leitura dinâmica, onde apenas se passa os olhos com muita rapidez sobre o que está lendo, isso é um mau hábito, porque assim a pessoa não assimila o que está lendo. Seria um desperdício até.

É sabido que com o passar do tempo aquilo que se lê cai parcialmente no esquecimento da nossa mente. Portanto, seria bem interessante ler com uma caneta e um papel ao lado, (essa é uma das técnicas mais usadas). Anotando os pontos altos do que está lendo, você terá mais facilidade de lembrar depois o que leu.

Seria interessante também que o leitor depois de cada leitura tirasse um tempo pra meditar naquilo que está lendo pra assim criar suas próprias conclusões sobre o assunto.

No mais, gostaria de incentivar de maneira enfática, o gosto pela leitura como algo inerente a cada um de nós!

Até breve!

3 comentários:

Wenndell de A. Amaral disse...

Ler é o melhor passatempo que existe.
Certos tipos de leitura são quase que indispensáveis para se ter um mederado conhecimento sobre esse mundo no qual vivemos.

Flavio Pimentel disse...

É verdade. E lamentável quando alguém diz que não gosta de ler. Não sabe ela o que perde!

Weblog Adelmo Torres disse...

Sou suspeito de falar de leitura , pois sou dependente crônico desta prática saudável e instrutiva. No entanto, há aspectos a considerar em relação a gostar de ler , de ter hábitos de ler etc. Vejamos as nossas escolas tanto em Leopoldina como em outras cidades do mesmo porte . Existem bibliotecas ? Se existem como ter acesso ? Os alunos são motivados para leitura ? E os preços abusivos .Falarei sobre isto em outra oportunidade . No mais , parabéns Flávio e companheiros pelo blog qie prioriza temas relevantes numa linguagem simples e inteligível.Um forte abraço.