10 abril 2008

Lamarca, o capitão da guerrilha!

Carlos Lamarca nasceu no dia 27 de outubro de 1937, no bairro do Estácio, zona norte, do rio de janeiro. Seu pai, Antônio Lamarca era sapateiro, e sua mãe, Gertrudes, dona de casa. Lamarca tinha seis irmãos. Desde criança era um homem decidido e sempre teve liderança nas brincadeiras com os outros garotos. Cursou o primário na escola Canadá e o ginasial no instituto Arcoverde, sendo o único dos filhos a chegar a ter curso superior.

Lamarca tornou-se um dos mais ativos militantes da oposição armada ao regime militar brasileiro. Participou de diversas ações, como assaltos a bancos, num dos quais matou com dois tiros o guarda civil Orlando Pinto Alves. Em seguida, instalou um foco revolucionário no vale do ribeiro , no sul de São Paulo desarticulado em 1970 por forças do Exército, após delação, sob tortura, de um estudante integrante da VPR que fora detido pelo Exército.

Recomendo o livro Lamarca, o capitão da guerrilha de José Emiliano e Miranda Oldack , nele tem a Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada em um enredo envolvente que nos transporta pra aquela época fazendo com que possamos a ter uma pequena idéia que ele viveu. Conhecer a historia de um grande guerreiro que foi Lamarca talvez encorajem nossos jovens e assim possamos fazer um país melhor.


2 comentários:

Diego disse...

Realmente, Lamarca foi e deve continuar sendo um grande exemplo de bravura a ser seguido por muitos jovens brasileiros!!! Com a passividade em que estamos instalados nos dias atuais recomendar Lamarca como leitura para a juventude seria uma das boas soluções que procuramos para sair da atual inércia!

Muito bom!

almeidabus@gmail.com disse...

alguém sabe me dizer se é verdade que dilma rouseff,foi amante de lamarca,ou é só comentarios em vão que tenho ouvido?