13 janeiro 2011

Destruição e dor no Rio de Janeiro

Foto: O Globo

As fortes chuvas que devastaram algumas cidades Alagoanas e Pernambucanas há alguns meses atrás, agora estão devastando cidades do Rio de Janeiro com força ainda mais devastadora. A imagem acima, ilustra a dor de pessoas que perderam parentes e amigos nas enchentes que atingiram o Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, o número de vítimas subiu para 397, entre elas, 03 bombeiros que bravamente trabalhavam no resgate das vítimas.

Segundo especialista do Cptec/Inpe, as causas das fortes chuvas que castigaram o Rio de Janeiro, é consequência de "uma combinação de temporais e um ambiente irregular, de encostas, áreas já sujeitas a riscos". Algumas delas, desde 2007!

É lamentável tudo o que está acontecendo no Rio, mas a verdade, é que contra a natureza, não existe lei. Não podemos esquecer, que o maior dos culpados são os políticos, que não fiscalizam, que não oferecem moradias adequadas para a população, o que leva muitas pessoas a construírem suas casas em áreas de risco. Como mencionado pelo especialista do Cptec/Inpe, a culpa não é da natureza, mas do próprio homem. Ora, se essas casas não tivessem sido construídas em áreas de risco, o número de vítimas seria bem menor, ou quem sabe até, não haveria vítimas.

Em todo caso, gostaria de expressar profunda solidariedade a todas as famílias das vítimas. Num momento como esse, devemos despertar o espírito de solidariedade e ajudar como podermos aqueles que, em um outro momento também nos ajudaram.

Solidariedade: Saiba como ajudar, clicando aqui.

Flávio Pimentel

Nenhum comentário: